quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

AVENIDA RIO BRANCO - CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Um breve histórico da AV. Rio Branco - Centro do Rio de Janeiro


No início do século XX, o prefeito então Pereira Passos também engenheiro, que no seu mandato reformou à Av. Rio Branco, que se chamava na época Avenida Central (pois cortava todo o Centro da Cidade do Rio de Janeiro). A reformar iniciou-se em março de 1904 com a demolição de 641 casas, durou 6 meses para a venida ficar pronta, assim modernizando o Rio de Janeiro.





Abriu-se a avenida do Mangue, arrasou-se o Morro do Senado, alargaram-se ruas do Centro, urbanizou-se parte da orla da Baía de Guanabara e iniciou-se a urbanização de Copacabana, entre outras reformas. Ao final do governo de Pereira Passos, em 1906, a cidade já estava pronta.


Em 21 de fevereiro de 1912, o nome da avenida foi mudado para avenida Rio Branco, em homenagem ao Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro responsável por tratados que garantiram as fronteiras brasileiras que tinha morrido em 11 de fevereiro.



A partir dos anos 1940, com o avanço da arquitetura do concreto armado, a avenida começou a descaracterizar-se arquitetonicamente, a tal ponto que, hoje em dia, apenas um punhado dos edifícios originais estão preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário